Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

THROUGH TOLERANCE AND RESPECT FOR DIVERSITY: AN EDUCATION TO REEDUCATE THE MAN OF TODAY

2018; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p501

ISSN

2179-3948

Autores

Haleks Marques Silva, Walace Rodrigues,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo nasce dos estudos e pesquisas sobre o conceito de cultura e identidade cultural na disciplina de “Tópicos I: Ensino e Valorização da Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT). Este escrito objetiva refletir e analisar a identidade cultural pós-moderna tendo em vista uma perspectiva educacional metamórfica e solidária do ser humano. A metodologia utilizada foi teórica de cunho bibliográfica, feita através de análises de artigos, revistas, livros e em sites especializados no assunto. Os resultados mostram que a desfragmentação da identidade na pós-modernidade é apenas um começo de uma nova era e um novo modo de ser-no-mundo, sem certezas, sem portos fixos, sem verdades absolutas. A crise de identidade traz consigo também uma não aceitação do outro, do diferente, do diverso. Faz-se necessário, então, uma educação que seja capaz de suscitar nas mentes o respeito às diferenças e a busca sincera da própria verdade.

Referência(s)