
Estratégias de aprendizagem autorregulada em contabilidade: um estudo em duas instituições privadas do ensino superior catarinense
2016; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2446-9114
AutoresThiago Bruno de Jesus Silva, Samuel Haag, Vânia Tanira Biavatti, Luís Antonio Lay,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoO objetivo do estudo consistiu em analisar o perfil dos estudantes de Ciencias Contabeis em relacao as estrategias de aprendizagem autorregulada. Para tanto, foram levantados os seguintes objetivos especificos: (a) identificar quais sao as estrategias de aprendizagem autorregulada utilizadas por estudantes de Contabilidade; (b) verificar como essas estrategias poderiam ser explicadas a partir do tempo de curso, idade e genero. Para identificar as estrategias de aprendizagem autorregulada foi utilizada a estatistica descritiva e, para verificar de que forma essas estrategias poderiam ser explicadas a partir do semestre, idade e genero do estudante, foram utilizados a Analise Fatorial e testes parametricos de comparacao de medias (teste t). Os resultados apontaram que as estrategias mais empregadas sao: revisao, ajuda externa, estrutura ambiental e autoavaliacao. Ao explicar as estrategias de aprendizagem autorregulada por meio do tempo de curso, genero e idade, os resultados indicaram que as medias sao significativamente diferentes para o genero e idade. O estudo contribui para reforcar a importância de refletir sobre o ensino-aprendizagem desenvolvido com a intencao de armazenar conhecimentos e para repensar em medidas que conduzam a aprendizagem autonoma do estudante como vital para o desenvolvimento de competencias profissionais, que, por sua vez, requer a revisao da pratica pedagogica universitaria da educacao contabil.
Referência(s)