
A História e Filosofia da Ciência como subsídio para uma estratégia didática sobre radioatividade
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i1.674
ISSN2525-3409
AutoresLucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste trabalho busca relatar uma sequência didática para o tema da radioatividade através da História da Ciência que tem como objetivo a inserção de discussões sociais como a mulher na ciência e a construção do conhecimento científico. As estratégias utilizadas foram: roda de conversa, análise de textos, experimentação e debate. A intervenção busca tratar dos estudos envolvendo a radioatividade e o contexto histórico do período entre Henri Becquerel e Marie Curie. O principal objetivo é mostrar aos alunos que a ciência não está pronta pois se constrói coletivamente. As questões respondidas pelos educandos apontam um melhor entendimento do trabalho do cientista, não o considerando socialmente neutro e alheio ao mundo. Os resultados mostraram que os conhecimentos científicos foram assimilados de forma gradativa e que as metodologias utilizadas propiciaram uma interlocução de saberes.
Referência(s)