Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A História e Filosofia da Ciência como subsídio para uma estratégia didática sobre radioatividade

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i1.674

ISSN

2525-3409

Autores

Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este trabalho busca relatar uma sequência didática para o tema da radioatividade através da História da Ciência que tem como objetivo a inserção de discussões sociais como a mulher na ciência e a construção do conhecimento científico. As estratégias utilizadas foram: roda de conversa, análise de textos, experimentação e debate. A intervenção busca tratar dos estudos envolvendo a radioatividade e o contexto histórico do período entre Henri Becquerel e Marie Curie. O principal objetivo é mostrar aos alunos que a ciência não está pronta pois se constrói coletivamente. As questões respondidas pelos educandos apontam um melhor entendimento do trabalho do cientista, não o considerando socialmente neutro e alheio ao mundo. Os resultados mostraram que os conhecimentos científicos foram assimilados de forma gradativa e que as metodologias utilizadas propiciaram uma interlocução de saberes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX