Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Poder e saber nos documentos de estágio: a educação profissional como governamentalidade

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/dl37-v13n1a2019-15

ISSN

1980-5799

Autores

Rosana Aparecida Garcia,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as concepções de estágio nos contratos e termos de compromisso do IFSC e a sua articulação com as normas sobre o estágio e a educação profissional como táticas de governamentalidade, desde o surgimento até e consolidação dos estágios nessa instituição de ensino. O estudo tem por base os princípios de Michel Foucault sobre discurso, documento, monumento, poder/saber e governamentalidade. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais e as reflexões decorrentes sugerem que o discurso sobre estágio foi construído a partir de articulações entre poder/saber no campo do trabalho, da política e da educação como táticas de governamentalidade.

Referência(s)