Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA – RR

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 20; Issue: 56 Linguagem: Português

10.12957/teias.2019.34105

ISSN

1982-0305

Autores

Claudina Miranda Silva, Selma Maria Cunha Portela, Maristela Bortolon de Matos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO O trabalho em questão é resultado de um estudo de caso realizado em uma Escola Municipal situada na capital de Boa Vista, fruto do projeto de pesquisa intitulado: “A educação escolar para ao aluno indígena no contexto urbano em Boa Vista – Roraima”. A inserção do aluno indígena dentro do processo de escolarização urbano consiste em um verdadeiro desafio, pois abre uma discussão envolvendo as políticas públicas que regulamentam a educação numa perspectiva ótica da inclusão, a valorização da cultura indígena nos diversos contextos de interação social, o papel da escola enquanto instituição seja na recepção, no atendimento, sobretudo na oferta do ensino de forma igualitária. O objetivo da pesquisa foi conhecer como ocorre o processo de inserção do aluno indígena na educação escolar no contexto urbano de Boa Vista – RR. Com uma abordagem qualitativa, a investigação constituiu de pesquisa bibliográfica, análise documental e a utilização da técnica de entrevista, esta realizada com três coordenadores pedagógicos e três professores do Ensino Fundamental I. A referida escola apresenta o maior número de alunos regularmente matriculados segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e tem a maior concentração alunos indígenas em uma escola urbana do município. Dentro desta perspectiva o trabalho trará uma compreensão do papel da escola no processo de inserção do aluno indígena, da participação e da interação deste no que diz respeito às diferenças culturais e o reconhecimento da interculturalidade enquanto objeto de aproximação entre as culturas e os seus produtores.

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