“Pure hollywoodlandia”: The Cinematographic Writing of Helena María Viramontes
2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
1809-3507
AutoresLidia da Cruz Cordeiro Moreira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA tela global (Lipovetsky; Serroy, 2009) discute uma nova era do cinema, o “hipercinema”. Influenciado pela globalizacao, o cinema e agora desterritorializado, transnacional, plural e fragmentado, o que pode ser visto nos temas, personagens e estrutura narrativa de alguns filmes, como Amores Brutos (2000), Crash – No Limite (2005) e Babel (2006), que tem narrativas dispersas, caoticas, nao-unificadas. Contam multiplas historias, atraves de enredos interconectados e e dificil saber quem e o protagonista. A ficcao de Helena Maria Viramontes tem muito em comum com esses filmes. Neste artigo, discutirei esses pontos em comum, focando em “The Cariboo Cafe” e Their dogs came with them. Nem no conto nem no romance, ha um protagonista. O olhar do narrador em terceira pessoa funciona como o de uma câmera. A narrativa se alterna entre diversos momentos e lugares e os varios enredos primeiro divergem para depois convergirem em um final dramatico, cinematografico.
Referência(s)