LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO EM ESTRUTURAS PORTUÁRIAS: ESTUDO DE CONFIABILIDADE
2018; Volume: 20; Issue: 5 Linguagem: Português
10.22409/engevista.v20i5.9526
ISSN2317-6717
AutoresVictória Sanmartin Prata, Mauro de Vasconcellos Real,
Tópico(s)Structural Behavior of Reinforced Concrete
ResumoEste trabalho tem por objetivo avaliar a confiabilidade de lajes macicas de concreto armado, presentes em zonas portuarias, dimensionadas seguindo a NBR-6118:2014. Para o calculo das solicitacoes utilizaram-se tabelas baseadas na Teoria da Elasticidade de Flexao de Placas. O momento ultimo para secoes retangulares de concreto armado, submetidas a flexao simples no estado limite ultimo, foi definido e, atraves da Teoria das Linhas de Ruptura, foi tambem definido o momento de plastificacao. Ao igualar estes dois momentos, se fez a deducao de um modelo para calcular a carga ultima das lajes. O estudo da confiabilidade foi feito a partir do calculo de indices de confiabilidade das lajes, com o metodo de simulacoes de Monte Carlo com calibracao pelo metodo FORM. Os indices foram obtidos para situacoes diferentes de combinacoes de parâmetros de dimensionamento: resistencia caracteristica a compressao do concreto, vaos, proporcao entre carregamento variavel e permanente e, por ultimo, carregamento total solicitante. Diante dos resultados, quatro estudos parametricos foram realizados para analise da confiabilidade do sistema, observando-se que aumentos na resistencia caracteristica a compressao do concreto provocam pequenas quedas nos indices de confiabilidade, enquanto aumentos nos vaos e no carregamento total solicitante aumentaram os indices. Ja em relacao a proporcao entre carregamentos, ao assumir valores maiores a carga variavel causou quedas nos indices de confiabilidade.
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