Artigo Revisado por pares

Gestão escolar na educação infantil do campo na Ilha de Mosqueiro Belém/Para/Brasil: um estudo de caso

2017; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 88; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Rosa Maria Alves da Costa,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente trabalho versa sobre a Gestao escolar da educacao infantil do campo, fazendo uma analise reflexivasobre a importância da participacao das familias atribuida pela gestao da Unidade de Educacao Infantil – UEI Bacuri, Distrito deMosqueiro em Belem, Para. A pesquisa foi de carater qualitativo, sendo esta, do tipo descritivo-exploratoria, fazendo-senecessario a realizacao de entrevistas com a equipe gestora, professores e familia que compoem a unidade escolar, locus dapesquisa. Desta forma, a pesquisa se deu pela realizacao de um Estudo de Caso que objetivou descrever os aspectosrelacionados a gestao escolar com enfase na gestao democratica e participativa das familias no ambiente escolar. O criteriopara escolha da referida instituicao, se deu pelo fato de ser a unica Unidade de Educacao Infantil localizada na regiao do campona ilha de Mosqueiro em Belem, Para. Neste estudo, a amostra da pesquisa esta composta por cinco integrantes da escola equatro representantes das familias de ambos os generos, que de alguma forma fazem parte da comunidade na qual a unidadeescolar esta inserida. Devido ao tipo de gestao desenvolvida na unidade, a comunidade participa da construcao do processoeducativo, busca interagir conjuntamente nas acoes educativas e apoia a UEI no sentido de dividir responsabilidades, tendo emvista que a educacao e um processo coletivo e de compromisso social.

Referência(s)