Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Turismo cervejeiro no Brasil: uma realidade?

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/tes.v11i2.40772

ISSN

1983-5442

Autores

Ewerton Reubens Coelho Costa,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

O artigo trata sobre a existência do turismo cervejeiro no Brasil, tecendo considerações sobre a origem da cerveja no país, apresentando uma breve introdução sobre o conceito de turismo cervejeiro e como se configura este nicho no mercado turístico brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório com base em revisão bibliográfica, que teve como objetivo identificar o que estava sendo apresentado ao turista como produto do turismo cervejeiro brasileiro. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que no Brasil as principais atrações do turismo cervejeiro são: eventos ligados ao mundo da cerveja; rotas turísticas cervejeiras onde as experiências ofertadas iniciam, geralmente, com a visitação a cervejarias que oferecem tours guiados que levam o visitante a conhecer mais sobre insumos e o processo de fabricação da bebida; degustações guiadas por beer sommelier e locais específicos contendo oficinas e cursos para aqueles que querem se tornar ou melhorar suas habilidades como cervejeiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX