
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul
2014; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 95; Issue: 239 Linguagem: Português
10.1590/s2176-66812014000100012
ISSN2176-6681
AutoresRosângela Fritsch, Ricardo Ferreira Vitelli, Cleonice Rocha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoTem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação - Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes.
Referência(s)