Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul

2014; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 95; Issue: 239 Linguagem: Português

10.1590/s2176-66812014000100012

ISSN

2176-6681

Autores

Rosângela Fritsch, Ricardo Ferreira Vitelli, Cleonice Rocha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Tem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação - Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes.

Referência(s)