
Anjos e pastores: tópicas e intertextualidade no oratório de Alberto Nepomuceno
2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20504/opus2019a2501
ISSN1517-7017
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo propõe a realização de uma análise da peça Em Bethleem, para coro e orquestra, de Alberto Nepomuceno (1864-1920). Tal obra emprega textos da obra Pastoral, do escritor brasileiro Henrique Maximiano Coelho Neto (1864-1934), e foi composta para ser encenada no Natal de 1903 na cidade de Campinas/SP, cabendo a Nepomuceno também a regência na estreia. Procurou-se considerar neste artigo os aspectos estilísticos gerais da obra e identificar elementos de tópicas e de intertextualidade musicais. A análise demonstra o emprego de procedimentos compositivos típicos da tópica pastoril no Prelúdio, elementos representativos no Coro dos Anjos e categorias de intertextualidade musical na Cantilena
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