CAMINHOS ENTRE IMAGINAÇÃO E MÉTODO HISTORIOGRÁFICO NA OBRA CEM ANOS DE SOLIDÃO/PATHWAY BETWEEN IMAGINATION AND HISTORIOGRAPHICAL METHOD IN THE WORK ONE HUNDRED YEARS OF SOLITUDE
2018; Volume: 19; Issue: 36 Linguagem: Espanhol
ISSN
1984-6169
AutoresEuclides Antunes de Medeiros, Olívia Macedo Miranda Cormineiro,
Tópico(s)Latin American Literature Studies
ResumoTrabalhando na interface de Literatura e Historia, buscamos, nesse artigo, problematizar as relacoes possiveis entre a dimensao metodologica da pesquisa em historia e a dimensao imaginativa dos enredos ficcionais. Nesse sentido, partindo da discussao acerca da centralidade da imaginacao como criterio formador do enredo da obra Cem anos de solidao (1967), do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, nosso objetivo aqui e perscrutar como questoes sobre memoria, escrita, invencao e sensibilidade magica, presentes nessa obra, podem se transformar em possibilidades para os historiadores apreenderem, no lastro imaginativo de um enredo ficcional, instrumentos, procedimentos e mecanismos uteis ao seu trabalho de pesquisa. Palavras-chave: Historia. Imaginacao. Literatura. Memoria. Metodologia. Sensibilidades Resumen Trabajando en la interfaz de Literatura e Historia, buscamos, en ese articulo, problematizar las relaciones posibles entre la dimension metodologica de la investigacion en historia y la dimension imaginativa de los enredos ficticios. En este sentido, partiendo de la discusion acerca de la centralidad de la imaginacion como criterio formador del enredo de la obra Cien anos de soledad (1967), del escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, nuestro objetivo aqui es escrutar como cuestiones sobre memoria, escritura, invencion y sensibilidad magica, presentes en esta obra, pueden transformarse en posibilidades para que los historiadores construan, en el lastrado imaginativo de un enredo ficcional, instrumentos, procedimientos y mecanismos utiles para su trabajo de investigacion. Palabras clave : Historia. Imaginacion. Literatura. Memoria. Metodologia. Sensibilidades Abstract Working in the interface of Literature and History, in this article we try to problematize the possible relations between the methodological dimension of the research in history and the imaginative dimension of the fictional entanglements. In this sense, starting from the discussion about the centrality of the imagination as the criterion that formed the plot of the work One hundred years of solitude (1967), by the Colombian writer Gabriel Garcia Marquez, our objective here is to examine as questions about memory, writing, invention and magical sensibility present in this work can become possibilities for historians to grasp, in the imaginative ballast of a fictional plot, instruments, procedures, and mechanisms useful to their research work. Keywords: History. Imagination. Literature. Memory. Methodology. Sensitivities
Referência(s)