Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENSINO DA GEOMETRIA NAS FACULDADES FEDERAIS DE ARQUITETURA E URBANISMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2595-0797.2018.239222

ISSN

2595-0797

Autores

Pedro Valcarce, María Ângela Dias,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Fundamental para a representação gráfica na arquitetura, a Geometria é aciência que trabalha com o estudo das formas e suas relações no espaço.Seu conhecimento permite a compreensão do mundo que nos cercaatravés de elementos básicos e deste modo fornecer ao estudante deArquitetura uma série de conceitos e ferramentas capazes de auxiliá-lo nodesenvolvimento acadêmico e, futuramente, profissional. Em geral osalunos que ingressam no ensino superior, não são capacitados, nas etapasanteriores de sua formação, em conhecimentos elementares de geometria.Ao chegar à graduação lhe é apresentada uma série de conhecimentosaltamente abstratos e dissociados de uma aplicação prática. Este trabalhotem como objetivo levantar a situação atual do ensino da Geometria, nosníveis da Educação Básica e Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismoe foi desenvolvido no contexto do grupo de pesquisa “A Educação doOlhar: apreensão dos atributos geométricos da forma dos lugares”,inserindo-se na linha de pesquisa Teoria e Ensino de Arquitetura doPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal doRio de Janeiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX