Caracterização morfométrica e hidrológica da bacia hidrográfica formada pelos cursos hídricos da região central do município de Itabira (MG)
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i4.875
ISSN2525-3409
AutoresDaiane Fernandes Alvarenga, Douglas Barbosa Portilho, Juni Cordeiro, Paulo Eduardo Alves Therezo, José Luiz Cordeiro, Graziele Lage Alves Santiago,
Tópico(s)Soil erosion and sediment transport
ResumoO processo de urbanização acarreta impactos hidrológicos e ambientais nos cursos hídricos, destacando-se a perda progressiva das potencialidades de seu uso, com consequências sobre a quantidade e a qualidade da água. Neste sentido este artigo objetivou a caracterização hidrológica e morfométrica da bacia hidrográfica formada pelos canais de drenagem das avenidas Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade, Cristina Gazire e Prefeito Li Guerra, localizados na região central de Itabira (MG). Para tal, foi utilizada a pesquisa documental para análise do uso e ocupação do solo e realizados levantamentos em campo para identificação da geometria e vazão máxima dos canais. Com relação à análise morfométrica, o coeficiente de rugosidade e o índice de compacidade indicam que a bacia analisada é propensa a cheias. Verificou-se que a geometria dos canais varia de trapezoidal a seção mista (laterais com geometria retangular e leito triangular). Considerando a análise hidrológica, notou-se que a vazão máxima do canal da Avenida Prefeito Li Guerra, localizada na porção a jusante da bacia, não suporta a vazão de projeto obtida pelo método racional para um tempo de retorno de 50 anos. Assim, visando reduzir os impactos negativos relacionados às enchentes, sugere-se como medidas compensatórias a manutenção de áreas verdes, a regulação do uso do solo, poços de infiltração, valas de infiltração e a utilização de pavimentos permeáveis.
Referência(s)