Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Caracterização morfométrica e hidrológica da bacia hidrográfica formada pelos cursos hídricos da região central do município de Itabira (MG)

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i4.875

ISSN

2525-3409

Autores

Daiane Fernandes Alvarenga, Douglas Barbosa Portilho, Juni Cordeiro, Paulo Eduardo Alves Therezo, José Luiz Cordeiro, Graziele Lage Alves Santiago,

Tópico(s)

Soil erosion and sediment transport

Resumo

O processo de urbanização acarreta impactos hidrológicos e ambientais nos cursos hídricos, destacando-se a perda progressiva das potencialidades de seu uso, com consequências sobre a quantidade e a qualidade da água. Neste sentido este artigo objetivou a caracterização hidrológica e morfométrica da bacia hidrográfica formada pelos canais de drenagem das avenidas Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade, Cristina Gazire e Prefeito Li Guerra, localizados na região central de Itabira (MG). Para tal, foi utilizada a pesquisa documental para análise do uso e ocupação do solo e realizados levantamentos em campo para identificação da geometria e vazão máxima dos canais. Com relação à análise morfométrica, o coeficiente de rugosidade e o índice de compacidade indicam que a bacia analisada é propensa a cheias. Verificou-se que a geometria dos canais varia de trapezoidal a seção mista (laterais com geometria retangular e leito triangular). Considerando a análise hidrológica, notou-se que a vazão máxima do canal da Avenida Prefeito Li Guerra, localizada na porção a jusante da bacia, não suporta a vazão de projeto obtida pelo método racional para um tempo de retorno de 50 anos. Assim, visando reduzir os impactos negativos relacionados às enchentes, sugere-se como medidas compensatórias a manutenção de áreas verdes, a regulação do uso do solo, poços de infiltração, valas de infiltração e a utilização de pavimentos permeáveis.

Referência(s)