Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Três formas de amar: a construção da imagem de Neymar Jr no mercado brasileiro de revistas

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português

10.30612/rehr.v12i24.8663

ISSN

1981-2434

Autores

Luís Henrique Mendonça Ferraz, José Carlos Marques,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem como finalidade analisar a construção discursiva realizada pela imprensa brasileira a respeito de Neymar Jr., futebolista que iniciou sua carreira no Santos FC e que atualmente defende o Paris Saint-Germain e a Seleção Brasileira. Nosso objetivo é abordar, por meio da Análise do Discurso de linha francesa, como o mercado brasileiro de revistas construiu a imagem do atleta nas publicações de 2010 a 2012, período de consolidação da carreira como craque bem-sucedido no Brasil. Nestes anos, Neymar Jr. esteve presente em pelo menos 22 capas de revistas brasileiras, de diferentes gêneros e temáticas, a partir de uma construção discursiva sistêmica, eufórica e convergente. Com sua ida para o exterior em 2013, o processo de exposição nas capas de revistas brasileiras reduziu-se, ao mesmo tempo em que o atleta ganhou nova dimensão no mercado global futebolístico.

Referência(s)