
UM OLHAR PARA A DRAMATURGIA INFANTIL BRASILEIRA: (CON)TRADIÇÃO E TRANSITORIEDADE EM A VIAGEM DE UM BARQUINHO, DE SYLVIA ORTHOF
2018; Jair Sindra Virtuoso Junior; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18554/rs.v7i1.2309
ISSN1983-3873
AutoresLuciana Petroni Antiqueira Chirzóstomo, Wagner Corsino Enedino,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho pretende abordar questoes relativas as personagens da obra dramatica A viagem de um barquinho (1975), de Sylvia Orthof, a partir dos pressupostos teoricos de Magaldi (1998), Pallotini (1989), Pascolati (2009), Prado (2009), Ryngaert (1996) e Ubersfeld (2005) que versam sobre o discurso teatral. O teatro infantil no Brasil sofre preconceito por parte da propria classe artistica que o enxerga como arte menor. Percebemos a pertinencia de uma pesquisa que suscite uma reflexao acerca do teatro infantil como promotor de conhecimento e diversao tanto para criancas quanto adultos. Encontramos em Sylvia Orthof, personalidade de destaque no movimento literario e teatral ligado as criancas, uma consideravel fonte de pesquisa. Alem de dramaturga, foi diretora, pesquisadora e professora de teatro; suas obras sao recheadas de comicidade que encantam criancas e adultos. A viagem de um barquinho (1975) aborda valores muito caros ao ser humano: a perda, a separacao, a busca do ente querido, a transitoriedade da vida e a liberdade. A efabulacao consiste na consciencia da mudanca e da busca constante que a vida exige. No espaco diegetico, “Menino” e “Lavadeira” saem em busca do barquinho de papel perdido, vivendo diversas aventuras e conhecendo personagens ate encontrar o que tanto anseiam.
Referência(s)