
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41977
ISSN1983-9979
AutoresSheila Oliveira Lima, Rosangela Maria de Almeida Netzel,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoCom o objetivo de investigar possibilidades de leitura literária na fase inicial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm sido realizadas práticas de leitura semanais por uma pesquisadora-mediadora na biblioteca escolar de uma escola pública no estado do Paraná. Os materiais adotados para a realização das atividades de leitura compõem-se de livros enviados pelo Ministério da Educação às escolas que abrigam a EJA. Destacam-se, no acervo enviado, obras de qualidade editorial e literária, com as quais é possível realizar mediações que focam na motivação para a leitura. O referencial teórico eleito para embasar tal estudo se constitui de teorias que vinculam aspectos da subjetividade à atividade de leitura, centradas em discussões trazidas por autores como Barthes (2004), Petit (2008), Pastorello (2015) e Colomer (2007). Para tanto, emprega-se como encaminhamento metodológico a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, seguida de relato das experiências de leitura já realizadas com a EJA, em um movimento de reflexão sobre futuras práticas para a superação de desafios quanto ao ensino de leitura na EJA Fase I.
Referência(s)