Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Impactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter

2017; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n1.30921

ISSN

1809-4783

Autores

João de Melo Maricato, Ethamillya Lyanna Moura Lima,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Altmetria surge em 2010, propondo um conjunto de novos indicadores que medem os impactos da produção acadêmica com base em dados oriundos de mídias e redes sociais. A presente pesquisa analisa aspectos sobre os impactos proporcionados pela altmetria a partir da análise de dados do Facebook e Twitter. Foram selecionados os 100 artigos, pertencentes à coleção da Scientific Eletronic Library Online - SciELO, com maiores pontuações (Altmetric Score), pela ferramenta altmetric.com. Os perfis no Twitter e Facebook, referente aos 100 artigos, foram analisados, bem como as ações e reações. Os perfis foram categorizados em Impacto Acadêmico - IA ou Impacto Social - IS. Foram identificadas e analisadas 947 contas no Twitter e 682 contas no Facebook (total de 1.629 contas). As áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas, respectivamente, foram as que mais causam impactos altmétricos. Observou-se que o Impacto Acadêmico é mais elevado que o Impacto Social e que o Facebook possui um número maior de usuários que se enquadram no perfil de IS do que o Twitter.

Referência(s)
Altmetric
PlumX