
Reflexões sobre a leitura e a formação do sujeito leitor: um olhar discursivo para o livro didático de língua portuguesa
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
10.30612/arredia.v7i12.8385
ISSN2316-6169
AutoresLuiz Antônio Xavier Dias, Aldimeres Ferraz da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPor meio da Análise de Discurso de linha franco-brasileira, o presente estudo analisa a leitura e a formação do sujeito leitor em sala de aula, por meio de um olhar crítico para o livro didático de Língua Portuguesa, especificamente, para a verificação das questões e da constituição do livro didático. Preocupa-nos saber se a presente obra intenciona ou não formar leitores competentes, conforme anuncia o PNLD. Nosso corpus de pesquisa é o primeiro capítulo do livro didático (manual do professor) intitulado Português, Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães destinado ao 6º ano do ensino fundamental II e disponibilizado pelo FNDE por meio do PNLD. A pesquisa é documental e dedutiva, partindo da análise dos documentos para hipóteses.
Referência(s)