Diferenças de gênero na avaliação qualitativa de atividades físicas e sedentárias de escolares de 7 a 10 anos no nordeste brasileiro
2019; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Linguagem: Português
10.1016/j.rbce.2018.11.002
ISSN2179-3255
AutoresGilmar Mercês de Jesus, Lizziane Andrade Dias, Pryscila de Argolo Cerqueira, Maria Alice Altenburg de Assis, Emil Kupek,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoRESUMO O estudo descreve diferenças de gênero em atividades físicas e sedentárias relatadas em um questionário via Internet por escolares do segundo ao quinto ano. O modelo de regressão de Poisson comparou atividades físicas e sedentárias entre gêneros, ajustado por idade, turno escolar e índice de massa corporal. Os resultados revelaram maior frequência de atividades físicas diárias entre as meninas, com predominância de atividades leves e moderadas. Entre os meninos, predominaram as vigorosas, sobretudo lutas e futebol. Não houve diferença de gênero no total diário de atividades sedentárias.
Referência(s)