Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Na calada da noite? Silêncio.

2018; Volume: 5; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33025/irdemcp2.v5i8.1810

ISSN

2594-407X

Autores

Priscila Loureiro Reis,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Pensar no dizer pronunciado pela musica e percorrer os caminhos que unificam pensamento, escuta e sentido. Pensar a musica enquanto constituicao inaugural do mundo e, por isto, geradora de sentido, e concebe-la junto a emergencia do real que se da no acontecimento da verdade como velar desvelante. A articulacao da musica com esta tensao de recolhimento e anuncio se da em unidade com o silencio: condicao de possibilidades e para possibilidades de uma escuta que ausculta linguagem no cuidado de atender e corresponder ao imperativo vital de uma fala inaugural. E o apelo ofertado pelo real na procura do homem pelo sentido de ser. Na calada da noite o homem se depara com a sua finitude e decide recusar todos os ditames impostos pela cultura da funcionalidade tecnico-cientifica que tenta cada vez mais automatizar, homogeneizar e padronizar sentidos e visoes de mundo. Despertado para uma realidade misteriosa que nunca se ausentou, pode o homem se encantar com a palavra poetica pronunciada pela voz das musas, das criancas e dos poetas, escutando na noite a musicalidade do silencio que compoe o ser. A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi a fenomenologia hermeneutica em dialogo principalmente com o pensamento de Martin Heidegger.

Referência(s)