
Redes Sociais e Promoção da Saúde: Utilização do Facebook no Contexto da Doação de Sangue
2018; AISTI; Issue: 30 Linguagem: Português
10.17013/risti.30.107-122
ISSN2183-0126
AutoresJoélia Rodrigues da Silva, Christina César Praça Brasil, Raimunda Magalhães da Silva, Aline Veras Morais Brilhante, Luciana Maria de Barros Carlos, Indara Cavalcante Bezerra, José Eurico de Vasconcelos Filho,
Tópico(s)Blood donation and transfusion practices
ResumoO espaço de relacionamento do Facebook vem redefinindo a participação social e empoderando a população nas diversas causas sociais, incluindo a doação de sangue.Esta pesquisa analisou a capacidade de mobilização do Facebook e seu potencial de engajamento social, identificando os recursos de governança e a prática da equidade social, por meio dos dados obtidos na FanPage do centro de hematologia público do Estado do Ceará -Brasil.Estudo netnográfico, de natureza exploratória descritiva, considerou todas as publicações na página e comentários dos seguidores, no período de julho a dezembro de 2017.Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática, com amparo na estatística descritiva.O alcance das publicações, envolvimento social com as campanhas de doação de sangue, a participação popular nas sugestões de aprimoramento dos serviços da instituição e do marketing espontâneo na promoção da doação de sangue, apontam o Facebook como recurso eficaz de governança, equidade, comunicação e participação social.
Referência(s)