Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagens contemporâneas do formador do professor de Língua Portuguesa

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 2; Issue: 42 Linguagem: Português

10.28998/0103-6858.2008v2n42p67-85

ISSN

2317-9945

Autores

Cláudia Rosa Riolfi, Émerson de Pietri, Valdir Heitor Barzotto,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O presente trabalho visa a investigar a imagem de professor universitario formador do professor de Lingua Portuguesa que pode ser depreendida de editais de concursos para ingresso na carreira docente, em cursos de Licenciatura em Letras de Universidades publicas brasileiras. Tomamos como objeto de analise dois editais de concursos, publicados em 2007, que regulamentaram as acoes de ingresso na carreira docente de universidades publicas, uma localizada na Regiao Centro-Oeste e outra na regiao Sul. Buscamos responder a duas questoes: a) O que significa explicitar a palavra ensino em um programa de concurso?; e b) O que significa explicitar o nome de uma disciplina em um programa de concurso? Concluimos que diferentes sentidos - produzidos em relacoes caracterizadas pela consonância, dissonância, ou mesmo pela contraposicao - podem ser atribuidos ao formador, num determinado momento historico. DOI: 10.28998/0103-6858.2008v2n42p67-85

Referência(s)