Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Filé e Mocotó: Pedagogias dos corpos e homossexualidades no Scruff

2019; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21723/riaee.v14i3.11907

ISSN

2446-8606

Autores

Danillo Mota Lima, Edvaldo Souza Couto,

Tópico(s)

Asian Culture and Media Studies

Resumo

RESUMO:O objetivo do artigo é analisar pedagogias dos corpos e das homossexualidades produzidas por gays usuários do Scruff, ambiência digital especializada em socialização homoafetiva.O Argumento central é que esse software é um artefato cultural contemporâneo que produz pedagogias para os corpos e as homossexualidades.A metodologia utilizada foi qualitativa, de caráter descritivo e analítico.Os sujeitos foram escolhidos através da observação não participante e os dados construídos por entrevistas semiestruturadas foram analisados a partir da análise de conteúdo.Os resultados apontam que a mercantilização dos corpos constrói pedagogias culturais que privilegiam a visibilidade de homossexualidades viris na quais o músculo corporal ganha status de filé.Na contramão, os corpos que transgredem aos ideais dessas pedagogias culturais são percebidos como mocotó.O estudo conclui que as pedagogias dos corpos e homossexualidades promovidas no Scruff incitam a compreensão das homossexualidades como

Referência(s)