
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FILAS DE ATENDIMENTO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 26; Linguagem: Português
10.4025/revtecnol.v26i0.37972
ISSN2447-2476
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA Teoria de Filas é um método estatístico que permite estimar os tempos de espera de uma determinada fila. Um sistema usando como base a Teoria de Filas é possível de ser simulado através de uma Simulação Computacional. Este artigo descreve o modelo de um sistema de Filas de Atendimento de um Estabelecimento Bancário localizado na cidade de Cachoeirinha no Rio Grande do Sul e a implementação de uma simulação computacional de eventos discretos para o modelo proposto. Para isso, o modelo se baseia na Teoria de Filas, onde através de métodos probabilísticos foi possível identificar as condições aleatórias referentes as chegadas dos clientes nas filas e da capacidade de atendimento dos caixas. Assim, mais especificamente, este artigo descreve a análise das filas do banco estudado, bem como um estudo para identificar a alocação ótima dos atendentes nos guichês de caixa dessa agência.
Referência(s)