Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem colaborativa no ensino de engenharia de controle e automação

2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v5i10.469

ISSN

2446-774X

Autores

Erika Tiemi Anabuki,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O mercado de trabalho passou a exigir do profissional de engenharia, além das competências técnicas, as competências transversais tais como habilidades de comunicação, trabalho em equipe, criatividade e inovação para resolução de problemas. Para possibilitar uma aprendizagem consoante a essa demanda do mercado algumas das metodologias de ensino válidas são as Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL) e Aprendizagem Colaborativa. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise e relato da aplicação dos métodos PBL e Aprendizagem Colaborativa no curso de Engenharia de Controle e Automação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Neste trabalho, avaliam-se também quanto os métodos estão sendo eficientes e motivadores em atingir os objetivos a que se propõem, baseados em depoimentos de alunos e professores que participaram do processo de aplicação dos métodos acima mencionados.

Referência(s)