
DO PASSO DA TARTARUGA AO TRAÇADO DAS FIGURAS: uma experiência com polígonos regulares nos anos iniciais do Ensino Fundamental mediada pelo software Super LOGO 3.0
2018; Editora Izabela Hendrix; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15601/f@d.v10i2.1645
ISSN2237-0587
Autores Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO artigo pretende apresentar dados de um relato de experiencia com o objetivo de articular a aprendizagem de conceitos escolares, especificamente de poligonos regulares, com a tecnologia. O objetivo foi propiciar aos alunos de uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental a compreensao de caracteristicas do conceito de poligonos a partir da exploracao de um ambiente construcionista. Para tanto, recorreu-se a utilizacao do software LOGO 3.0. Os dados foram coletados em aulas de Matematica no laboratorio de informatica, momentos estes em que foi explorado o conceito de poligonos e o de poligonos regulares. Os resultados indicaram que o computador pode ser um recurso favoravel as praticas educativas na medida em que permite, ao sujeito aprendiz, pensar sobre o que se faz quando resolve uma atividade, ou seja, o feedback do processo de interacao aluno-computador-aluno. Neste sentido, implementar na sala de aula um trabalho com as tecnologias dependera ainda da importância atribuido pelo docente as propostas que visam colocar o aluno em movimento de reflexao sobre a tarefa do aprender Matematica nos anos iniciais.
Referência(s)