Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O módulo internacional como ação estratégica de internacionalização de um programa de mestrado em Administração

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1983-4535.2019v12n2p206

ISSN

1983-4535

Autores

Ana Cláudia Belfort, Gislaine Cristina dos Santos Teixeira, Èmerson Antônio Maccari, Manuel Portugal Ferreira, Cristina Dai Prá Martens,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A internacionalização das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras é um dos focos de atenção dos gestores universitários e das agências reguladoras, à exemplo da CAPES, responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. A internacionalização das IES pode assumir diversas facetas e neste artigo analisamos especificamente a implementação de um módulo internacional em um curso de mestrado profissional de uma universidade brasileira. Os resultados deste estudo de caso único, evidenciam a importância deste programa na internacionalização da universidade brasileira e da parceira de acolhimento norte-americana. Indicam também, que o módulo internacional está alinhado aos objetivos estratégicos de internacionalização. Ademais, ficam manifestos os efeitos positivos para os estudantes no que concerne o compartilhamento de experiências, imersão intercultural e aprendizado de perspectivas internacionais e de alto-nível no tema de estudo. Este estudo contribui especialmente para o entendimento de como a incorporação de módulos internacionais pode ser uma ação viável e relevante na internacionalização das IES brasileiras, com potenciais implicações positivas na avalição promovida pela CAPES.

Referência(s)