Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação superior e a eficácia dos mecanismos de financiamento das políticas públicas no Canadá

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19094/contextus.v16i1.1151

ISSN

2178-9258

Autores

Danilo de Melo Costa,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Esta pesquisa analisa a eficácia dos mecanismos de financiamento das principais políticas públicas para a educação superior no Canadá no período de 2003 a 2012, pressupondo uma lacuna quanto à proposição de novas políticas públicas para auxiliar no financiamento do ensino superior em todo o mundo. No que se refere aos procedimentos metodológicos, o estudo foi concebido como exploratório e quantitativo. Analisou estatisticamente um conjunto de políticas públicas usando como referência a taxa de crescimento anual composta (CAGR), calculada, por sua vez, com base no investimento realizado e no número de estudantes atendidos durante o período analisado. Os resultados mostraram que o Canadá provou ser um país de políticas públicas sólidas e bem definidas, que tiveram um impacto no bom desempenho do país, com destaque para: a CESG, que apresenta uma maneira pró-ativa de garantir o acesso e permanência de jovens na educação superior; o CSGP/CSLP, que foi estatisticamente significativo em relação à porcentagem de estudantes atendidos; e o OSAP / Reaching Higher, que foi mais sensível em relação às necessidades do contexto em que está inserido (província de Ontário).

Referência(s)