
Análise das críticas cinematográficas de Ely Azeredo sobre O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
2019; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 15 Linguagem: Português
10.3895/rde.v9n15.7472
ISSN1984-2376
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo apresenta uma investigação acerca dos métodos de análise e argumentação presentes no trabalho do crítico de cinema Ely Azeredo sobre o Cinema Marginal. O objetivo deste estudo foi encontrar respostas para o posicionamento negativo do crítico a este movimento que marcou a modernização da cinematografia brasileira. Para esta análise, foram selecionados dois textos publicados no periódico carioca Jornal do Brasil a respeito das obras O Bandido da Luz Vermelha (1968) e A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla. Os textos apresentam opiniões divergentes de Ely Azeredo sobre a obra em questão, contrastando com o julgamento hegemônico de sua época, que articulava-se de maneira a exaltar as inovações narrativas, técnicas e temáticas que tais obras continham.
Referência(s)