Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Museu da inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965)

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/che-v18n2-2019-10

ISSN

1982-7806

Autores

Betânia Dos Anjos do Carmo, Juliana Cesário Hamdan, Rosana Areal de Carvalho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo se originou de uma pesquisa, cujo principal objetivo foi o de identificar, quantificar e analisar, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a presença de sujeitos auto declarados escolares. Para isso, foram utilizados como fontes, cartas e ofícios encaminhados por professores e diretores de escolas, direcionados aos diretores do Museu, e os livros com as assinaturas dos visitantes, fontes privilegiadas nesta pesquisa. Trata-se de uma fonte original ainda pouco explorada pelas pesquisas no campo da História e da História da Educação. O período definido para este estudo compreendeu os anos de 1945, quando o museu foi inaugurado, e 1965, quando se iniciou uma nova fase política, com a instauração da ditadura, em que se observa modificações nos discursos culturais, de forma geral, e educacionais, de forma particular. As análises foram feitas a partir dos levantamentos quantitativos dos visitantes autodeclarados estudantes e professores, ou ligados a instituições de ensino. Observou-se a predominância de um maior número de visitantes ligados a instituições particulares e religiosas, e um registro significativo de visitantes de escolas militares, enquanto a presença de sujeitos ligados à escola pública, mesmo as geograficamente próximas, foi bem rarefeita.

Referência(s)