Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O violão na agenda musical carioca oitocentista

2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20504/opus2019a2503

ISSN

1517-7017

Autores

Márcia Taborda,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Introduzido no Brasil em princípios do século XIX, com uma ampla aceitação pela elite econômica e social do período, o violão foi praticado em espaços privilegiados, como o Palácio da Quinta da Boa Vista, nos exercícios musicais diários da Imperatriz Leopoldina. A partir da década de 1840, nas mãos de artistas estrangeiros que fomentaram o desenvolvimento da vida cultural carioca oitocentista, a agenda de apresentações musicais permitiu conhecer o repertório destinado ao instrumento, composto de obras originais e sobretudo de transcrições de árias de óperas. Essas características fizeram ressaltar o contraponto que o advento da República imprimiu à imagem do instrumento na sociedade brasileira, altamente negativa, o que se deveu à infalível associação do violão às práticas culturais dos pobres urbanos.

Referência(s)