Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS QUE PROMOVEM O BEM VIVER

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.54909/sp.v2i3.88490

ISSN

2525-507X

Autores

Camila Giugliani, Eliane Maria Teixeira Leite Flores, Kátia Cesa, Vânia Roseli De Mello, Jandira Roehrs Santana Roehrs Santana, Patrícia Genro Robinson, Cristiane Nunes Pereira, Nilvo Masulini,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.

Referência(s)