Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Obtenção da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência utilizando uma técnica geométrica no plano ângulo versus magnitude das tensões

2019; Lázaro, C. and Rodrigues, T.; Volume: 14; Linguagem: Português

10.21167/cqdvol14ermac20192316966abnlsojcp185196

ISSN

2316-9664

Autores

Alfredo Bonini Neto, Leandro Souto de Oliveira, Jhonatan Cabrera Piazentin,

Resumo

Obtenção da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência utilizando uma técnica geométrica no plano ângulo versus magnitude das tensõesObtaining the loading margin in electric power systems using a geometric technique in the plane angle versus magnitude of voltages Resumo Atualmente, a tendência contínua de aumento nas demandas de carga, juntamente com as restrições econômicas e ambientais para a construção de novas usinas e linhas de transmissão, levou os sistemas de energia a operar mais próximos de seus limites, aumentando a probabilidade de ocorrência de problemas de estabilidade.Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi criar uma técnica de parametrização para obtenção da margem de carregamento de um sistema elétrico, bem como o ponto de máximo carregamento (PMC) sem problemas relacionados a singularidade da matriz Jacobiana, utilizando para isso o plano ângulo versus magnitude da tensão da barra que apresentar a maior variação entre as tensões de um ponto atual em relação ao ponto anterior.Esta técnica acarretou em uma trajetória de soluções (TS) com um aspecto linear e com isso, possibilitou a remoção da singularidade durante o traçado de toda curva P-V.Dos resultados, o novo plano mostrou-se eficiente na obtenção das curvas P-V dos sistemas analisados, com uma redução do número total de iterações em torno de 10% quando comparado com a metodologia utilizando a tensão da barra crítica como parâmetro.

Referência(s)