Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO TERRITÓRIO ALTO RIO PARDO (MG) COMO PRÁTICA SOCIAL E PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA

2019; pontifical university; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18224/baru.v4i2.7011

ISSN

2448-0460

Autores

Erika Fernanda Pereira de Souza, José Paulo Pietrafesa,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este trabalho realizou reflexões sobre a cultura popular camponesa entendendo-a como uma construção dinâmica advinda dos seus modos de vida, experiências e saberes relativos ao trabalho e a produção de sua subsistência. Se fez a luz da divisão social do trabalho e suas relações com a formação da cultura, posto que existem dicotomias históricas constituída e constituinte de relações sociais de poder. Considerando ainda que a investigação científica deve desvelar as condições estruturais da sociedade. Analisamos a articulação que se deu entre Cultura Popular e Educação do Campo, demonstrada aqui concretamente na apresentação do Festival da Cultura Popular do Alto Rio Pardo – MG, destacando as práticas culturais que o compõem como processos educativos, onde se desenvolve uma ação social e pedagógica na região, a qual contribui para a formação dos sujeitos e o fortalecimento da resistência camponesa mediante a inserção da lógica de desenvolvimento capitalista em seus modos de vida, sociabilidades e experiências.

Referência(s)