
A aula de campo no Parque Nacional do Cabo Orange, Oiapoque, Amapá – Brasil: percepção da preservação ambiental e dos conflitos territoriais
2018; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24979/makunaima.v1i1.528
ISSN2595-5888
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO ensino de Geografia deve ser fundamentamento na junção entre teoria e prática, para tanto se acredita que a aula de campo é um contributo impessidível para aquisação adequada dos conhecimentos geográficos. Este estudo tem como objetivo apresentar a importância de uma aula de campo realizada em 2017, para a percepção da preservação ambiental e dos conflitos territoriais existentes no Parque Nacional do Cabo Orange. No que concerce aos procedimentos metodológicos efetivou-se o diálogo entre estudiosos da temática em questão efetivando-se a integração com os aspectos empíricos vivenciados em campo. A partir da realização da aula de campo pode-se verificar que os processos de ensino e aprendizagem são adquiridos com maior plenitude quando: i) ocorre a integração entre os aspectos naturais, socioeconômicos e culturais; ii) os conhecimentos teóricos são percebidos e analisados no cotidiano vivenciado; iii) quando tem-se o conhecimento de uma “nova” realidade de conflitos socioambientais; e, iv) com a verificação da importância da preservação dos recursos ambientais para as atuais e futuras gerações.
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