Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impressão 3D e o desenvolvimento de produtos educacionais

2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v5i10.638

ISSN

2446-774X

Autores

Hadassa Harumi Castelo Onisaki, Rui Manoel de Bastos Vieira,

Tópico(s)

Crafts, Textile, and Design

Resumo

Vive-se um período marcado pela popularização das ferramentas de fabricação digital e pelo fortalecimento do Movimento Maker. Este artigo apresenta uma reflexão baseada na experiência dos autores com as técnicas de impressão 3D para a produção de materiais educativos. O objetivo foi explicitar os percalços e facilidades vivenciadas durante o processo, fomentando uma discussão orientada na compreensão das possibilidades de uso da tecnologia de impressão 3D por professores, na produção de seus materiais didáticos. Conclui-se que não bastam iniciativas que instrumentalizem escolas com impressoras 3D e ofereçam cursos meramente técnicos a professores se não ocorrer a articulação de ações que ampliem o contexto cultural dos docentes na busca pelo conhecimento, utilizando os recursos disponíveis nos dias atuais.

Referência(s)