Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos digitais no curso técnico de informática

2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v5i10.535

ISSN

2446-774X

Autores

Jaidson Brandão da Costa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

No contexto do ensino de linguagem de programação, os jogos digitais são destacados como possibilidade promissora no que tange à dinamicidade e autonomia nos processos de ensino. Nessa direção, o presente artigo busca apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos no curso técnico de informática. Pensado e desenvolvido em linguagem Java para plataforma Android, em virtude da ementa do curso utilizar o Java como a linguagem de programação a ser ensinada no curso. A arquitetura do game originou-se das concepções pedagógicas e práticas do autor. Ao verifica-se o alto índice de evasão e retenção por causa da disciplina de programação no curso técnico de informática, vislumbrou-se a produção de uma estrutura que fosse possível ensinar programação de computadores por meio de desenvolvimento de games. A aplicabilidade da arquitetura na disciplina de programação Java ocorreu com uso da teoria de Ausbel sobre aprendizagem significativa, isto é, coletando-se os conhecimentos prévios dos discentes para produção dos games e ensinamento de programação. Após a utilização da arquitetura os alunos conseguiram desenvolver habilidade técnicas em programação Java e Android, bem como conhecimentos em orientação a objetos, com isso eles produziram um game completo. O índice de reprovação na disciplina caiu para 43% em relação ao ano anterior e o de desistência, por causa da não assimilação na disciplina, caiu para 35%. Resultados significativos para sociedade e instituição.

Referência(s)