
Ensino de programação: trajetória histórico-social e os avanços na cultura digital do Brasil
2019; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/rbect.v12n1.7532
ISSN1982-873X
AutoresRoni Costa Ferreira, Sérgio Duarte,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado, em que foi realizado um mapeamento histórico-social da trajetória de crescimento do Ensino de Programação em território nacional, que vem acompanhando tendências mundiais de letramento digital. Os trabalhos publicados nas principais revistas de ensino serviram de base para a coleta de dados, onde se aplicou a metodologia qualitativa de análise de conteúdo. Os resultados mostram três fases distintas e uma transição desta prática pedagógica do Nível Superior para a Educação Básica. Encontrou-se uma diversificação no uso de tecnologias e uma aproximação dos conteúdos curriculares por meio de abordagens mais lúdicas e interdisciplinares como a construção de jogos e de robôs, além do desenvolvimento da autonomia discente e o favorecimento do seu protagonismo.
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