Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise do tempo de reação simples e do paradigma oddball em estudantes antes e após participação em atividades acadêmicas: uma análise da neurociência aplicada a educação

2019; Convergences Editorial; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33233/fb.v20i1.2732

ISSN

2526-9747

Autores

Elivia Silva Teles, Maria Joaquina Do Carmo Neta, Pollyana Soares Lustosa, Kaline Rocha, Carla Ayres, Pedro Ribeiro, Bruna Velasques, Juliana Vitória Messias Bittencourt, Fernando Lopes e Silva, Gildário Dias, Maurí­cio Cagy, Silmar Teixeira, Rossano Kepler Alvim Fiorelli, Marco Orsini, Eduardo Tavares Lima Trajano, Janaí­na de Moraes Silva, Víctor Hugo Bastos,

Tópico(s)

Neuroscience, Education and Cognitive Function

Resumo

Introdução: O tempo de reação é uma medida que indica o tempo que uma pessoa leva para iniciar um movimento. Há situações em que o tempo de reação encontra-se alterado, comprometendo o processamento da informação, com diminuição na detecção, transmissão e processamento dos estí­mulos. Objetivo: Investigar o tempo de reação visual em acadêmicos antes e após atividades avaliativas, nas diversas disciplinas. Metodologia: 50 acadêmicos foram analisados antes e após atividades avaliativas por meio do tempo de reação simples e paradigma oddball. Resultados: Com relação ao tempo de reação simples, o tempo de reação visual antes das atividades avaliativas foi menor que após, em contradição com o paradigma oddball. Verificou-se que a média geral do tempo de reação simples para prova prática foi maior comparado às demais, já no paradigma oddball verificou-se que a média geral para apresentação de seminário foi maior, comparado às demais. Conclusão: Diferenças significativas no tempo de reação simples e tempo de reação segundo paradigma oddball foram encontrados entre acadêmicos antes e após atividades avaliativas. Porém no tempo de reação simples foram encontrados valores menores antes das atividades, quando comparados com após, e o contrário foi encontrado no paradigma oddball.Palavras-chave: tempo de reação, atividades avaliativas, paradigma oddball.

Referência(s)
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