AS Pálidas flores de Rosalina
2019; Volume: 27; Issue: 48 Linguagem: Português
10.26512/cerrados.v27i48.21177
ISSN1982-9701
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo é um estudo sobre a construção da personagem feminina Rosalina, do romance Ópera dos mortos (1967), de Autran Dourado. Sua base teórica é constituída pelas teorias de Ecléa Bosi (2003), em seu estudo sobre tempo e memória; Georges Bataille (2013), que se detém no Erotismo; Lúcia Castello Branco (1991), que, ao analisar a escrita feminina, dedica um capítulo ao estudo da memória; Sigmund Freud (2014), que dedica um estudo ao luto e à melancolia; e, por último, Autran Dourado (1982; 2000), em seus estudos sobre sua própria obra. A categoria principal desta análise é a memória coletiva e individual. A partir dela, outras categorias são destacadas: a intertextualidade, a metatextualidade e o erotismo. Tentou-se aqui mostrar como e porquê Ópera dos mortos é um trabalho de grande labor estético e apurado senso crítico.
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