
Educação financeira sob a perspectiva da teoria da tecnologia social: uma discussão teórico-reflexiva
2019; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/rbect.v12n1.6721
ISSN1982-873X
AutoresCarlos César Garcia Freitas, Aparecida Cristina Laureano Flôr da Rosa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo analisou a relação entre os fenômenos Educação Financeira e a Teoria da Tecnologia Social em resposta a pergunta: como poderia ser trabalhada a Educação Financeira considerando os conhecimentos da Tecnologia Social? A discussão apresentada deriva de uma pesquisa de caráter qualitativo bibliográfico e constitui um estudo teórico-reflexivo. Os resultados sinalizaram que a Teoria da Tecnologia Social pode contribuir significativamente para a Educação Financeira, fomentando metodologias que: valorizem o indivíduo e seu contexto; incorporem uma visão ampliada das finanças em relação às dimensões ambiental e social; tenham como ponto de partida a necessidade do educando; entre outros aspectos.
Referência(s)