Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dar o peixe ou ensinar a pescar? O empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil

2019; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 17; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/1679-395174132

ISSN

1679-3951

Autores

Thaís Teles Firmino, André Gustavo Carvalho Machado,

Tópico(s)

Innovative Approaches in Technology and Social Development

Resumo

Resumo O objetivo geral deste artigo foi analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) nordestina. Assim sendo, selecionamos como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente. Para tanto, lançamos mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-nos nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que, além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC tornavam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas de sua convivência. Esta prática se modifica ao longo do tempo pelas próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também pelo mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, este artigo contribui de diversas maneiras, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e se legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.

Referência(s)