Pudim de mel aromatizado com capim-santo
2018; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA); Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-2367
AutoresLuan Gabriel de Araujo, Weslayna Firme Ferreira, Theo Albino Ribeiro Barros, Eduarda Sousa e Lima, Ana Flávia de Melo Cândido,
Tópico(s)Bee Products Chemical Analysis
ResumoO pudim e a sobremesa mais popular das mesas brasileiras, e uma receita de origem portuguesa, com o tempo a popularidade do pudim se expandiu, agradando o paladar de diversos povos e geracoes, seu sucesso pode ser explicado por seu sabor delicioso e tambem por ser um doce muito facil e rapido de se fazer e sempre com formulacoes novas. Os alimentos funcionais possuem potencial para promover a saude por meio de mecanismos nao previstos pela nutricao convencional, devendo ser salientado que esse efeito restringe-se a promocao da saude e nao a cura de doencas. A busca por produtos naturais e saudaveis cresceu muito, motivo pelo qual o consumo de mel tem aumentado nos ultimos anos. Mel e um produto rico em acucares – o nectar original possui ate 87% onde predominam glicose e frutose e que possui tambem, em quantidades muito menores, aminoacidos, minerais, acidos orgânicos, enzimas, entre outros. O capim-santo tem como composicao o limoneno, citronelal, mirceno, geraniol e o seu principal o citral, tambem tem efeitos terapeuticos, e famosos pelos seus efeitos antibacterianos e calmantes, comprovados cientificamente. Diante deste fato, o presente trabalho teve como objetivo elaborar e avaliar a aceitacao sensorial do pudim com sabor de mel e aromatizado por capim-santo, dois alimentos com um alto valor nutritivo e terapeutico. O trabalho foi desenvolvido no laboratorio de analise sensorial da Universidade Federal de Campina Grande. Foi utilizado para a fabricacao do pudim de mel aromatizado com capim-santo: 395g de leite condensado, 200 ml de leite, 100g de capim santo e 21g de mel. O teste de aceitacao sensorial contou com a presenca de 70 provadores nao treinados, com faixa etaria de 17 a 35 anos, que receberam uma ficha resposta contendo uma escala hedonica estruturada de 9 pontos para avaliar seu julgamento em relacao a aceitacao do pudim. Os atributos avaliados foram: aroma, cor, sabor, textura, docura e aparencia global apresentaram um bom indice de aceitacao, considerando que ao se desenvolver um novo produto, um dos pontos fundamentais e avaliar sua aceitabilidade, a fim de predizer seu comportamento frente ao mercado consumidor, a adicao de mel nas quantidades testadas nao modificou a formulacao do pudim. Desta forma, o pudim agradou o publico avaliador, obtendo assim uma excelente intencao de compra, demonstrando que a formulacao obteve sucesso em seus resultados e o objetivo do trabalho foi alcancado.
Referência(s)