
A obra-prima impossível: uma leitura do tema da idealização e fracasso na arte
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 20; Issue: 37 Linguagem: Português
10.14393/artc-v20-n37-2018-47248
ISSN2178-3845
AutoresAndrei Fernando Ferreira Lima,
Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoNo discurso literário do século XIX, a idealização surge como um tema e um tópico metapoético capaz de ensejar importante reflexão sobre o sentido da criação artística, seus desafios e limites, bem como sobre as relações retóricas entre realidade e representação. Nesse contexto, diversas narrativas se ocupam do assunto, sendo uma das mais célebres A obra-prima ignorada (1831), de Honoré de Balzac, que toma a pintura como referencial para desenvolver uma representação emblemática do artista empenhado em uma busca obsessiva pela perfeição, estabelecendo certas perspectivas que se aproximam. Neste artigo, veremos, então, a partir da elaboração balzaquiana, como outros textos, a exemplo de A Madona do futuro (1873), de Henry James, e do relato “Paolo Uccello”, do livro Vidas imaginárias (1896), de Marcel Schwob, se inserem nessa dinâmica e que implicações conceituais e formais trazem à linguagem e ao imaginário. palavras-chave: idealização; arte; narrativa.
Referência(s)