
Proposta literária e estética da recepção: da paraliteratura aos cânones
2018; INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.19123/eixo.v8i3.532
ISSN2238-9504
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA estetica da recepcao tem no leitor um elemento ativo que percebe a leitura muito mais que mero movimento linear progressivo ou exercicio acumulativo. Um leitor que le a mensagem como possibilidade de ampliacao para uma visao de mundo propria integrada a estrutura do texto e do autor. A leitura e perceptivel em varios formatos, suportes e generos, sendo essencial uma postura inovadora em sala de aula, de forma a relacionar a paraliteratura e os gostos oriundos de nossos alunos em consonância aos classicos e contemporâneos. Na Grande Literatura as obras sao estudadas e cobradas em exames vestibulares. Por outro lado, obras como “A culpa e das estrelas”, traduzidas para diversas linguas e que ja venderam milhoes de exemplares nao sao consideradas literarias e, por isso, nao sao cobradas e nem estudadas em exames. Como primeiro passo para a problematizacao, partimos de uma pesquisa que constatou como esta sendo realizado o trabalho da literatura no campus Juina e sua relacao com os principais envolvidos: alunos, docentes e bibliotecario. Diante disso, estabelecemos um trabalho em conjunto com professores de Literatura dos primeiros anos do Ensino Medio cujo objetivo seja a efetivacao de praticas de letramento literario por meio de novas metodologias fundamentadas em Rildo Cosson, Roxane Rojo, Regina Zilberman, dentre outros.
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