
DIAGNÓSTICO DA RELAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE E O GEOPARK ARARIPE: GEOSSÍTIOS COLINA DO HORTO E PONTAL DA SANTA CRUZ, REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC), CEARÁ.
2019; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33809/2447-4606.42201869-93
ISSN2447-4606
AutoresMarcelo Martins de Moura-Fé, Raquel Landim Nascimento, Maria Andressa Alencar Cardoso, Júlia Leopoldino Silva, Mônica Virna de Aguiar Pinheiro,
Tópico(s)Geotourism and Geoheritage Conservation
ResumoO território do GeoPark Araripe apresenta uma notável geodiversidade, originada por uma história geológica-geomorfológica antiga e significativa, a qual coaduna com eventos importantes da história natural da Terra. Além de promover a conservação desse patrimônio natural, o GeoPark Araripe tem como objetivo básico fomentar a utilização conservacionista dos seus geossítios em consonância com o desenvolvimento socioeconômico sustentável das comunidades locais, através de projetos de educação (geoeducação) e turismo sustentável (geoturismo). Nesse contexto o objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico da relação entre as comunidades do Horto e do Pontal de Santa Cruz e os geossítios do GeoPark Araripe situados no seu entorno: geossítio Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, e geossítio Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri. Metodologicamente, o embasamento teórico-conceitual tratou do estudo, análise e abordagem do conceito de geodiversidade e suas temáticas relacionadas; associado a um contingente técnico-científico, subdividido em etapas de gabinete, campo e laboratório. Como principais resultados verificou-se nas comunidades que a população necessita de maiores informações sobre o que é o GeoPark Araripe, o que são os geossítios e a respeito dos motivos que levaram a área onde residem, se tornar parte do território de um geoparque. Projetos de educação ambiental, patrimonial mais regulares, bem como, iniciativas de atividades socioeconômicas ligadas ao turismo sustentável e o geoturismo poderão dirimir esse quadro e levar, efetivamente, o GeoPark Araripe para o cotidiano das pessoas, aproximando-o de um dos seus objetivos básicos, o desenvolvimento sustentável das comunidades locais no seu território.
Referência(s)