
COM QUANTOS ENUNCIADOS SE PRODUZ O MAU ALUNO?
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18542/nra.v6i2.6190
ISSN2318-1346
AutoresSandra Nazaré Dias Bastos, Sílvia Nogueira Chaves,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoInúmeros atos cotidianos nas escolas são expressões sutis de importantes relações de poder que se encontram naturalizadas pelo tempo e pelos atores desse cenário. Dentro desse contexto, trouxemos para discussão duas situações nas quais o discurso proferido pelo professor funciona como elemento de poder, verdade e subjetivação. Acionamos como ferramenta para nossas problematizações o pensamento de Michel Foucault que aponta para os efeitos produtivos do discurso que se materializa na organização das relações entre indivíduos e instituições, com isso estabelecendo hierarquias e distinções. Instituída por práticas discursivas e não discursivas, a relação estabelecida entre esses dois atores enreda situações de autoridade e submissão nas quais o professor tem a voz da verdade e da sabedoria e aos alunos cabe o papel de acatar e internalizar essa voz como uma prática a ser incorporada como verdadeira não só no universo pedagógico como também na vida social.
Referência(s)