Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A TRAJETÓRIA DE JOSEPH JUBERT PROFESSOR FRANCÊS E ANARQUISTA: A INSTRUÇÃO LIBERTÁRIA SILENCIADA E REPRIMIDA

2018; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18616/ce.v7i2.4828

ISSN

2317-2452

Autores

Sandra Aparecida de Souza Machado, Maria de Fátima Guimarães, Rodrigo Ribeiro de Paiva, Adriel de Moura Cabral,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Esta pesquisa em andamento focaliza a trajetória do professor francês e anarquista Joseph Jubert Rivier, no Brasil, de 1900 à 1920. Com o objetivo de investigar suas ações na área da educação, problematizando a instrução libertária proposta pelos anarquistas. A pesquisa possui registro da presença desse professor nas cidades de Atibaia (SP), Bragança (SP), Sorocaba (SP) e Bauru (SP). Para atingirmos tais objetivos estamos pesquisando diferentes fontes históricas, dentre elas Documentos do Judiciário da Comarca de Bragança Paulista, custodiados pelo CDAPH, da Universidade São Francisco-USF, e periódicos como: A Lanterna (SP), O Operário (SP), no Arquivo Edgard Leuenroth-UNICAMP, CDAPH-USF e Biblioteca Nacional. A pesquisa se justifica para a História da Educação por se tratar de um projeto de instrução libertária que se contrapôs ao modelo republicano de educação vigente no início do século XX, além de ser o único sobre o professor.

Referência(s)