ENSINO DE LITERATURA: DIÁLOGOS TRANSESTÉTICOS NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR NA CIBERCULTURA

2018; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.32411/revistanos-2448-1793-v3n3-8338

ISSN

2448-1793

Autores

Fátima Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que desenvolve estudos deliteratura, artes, mídias e cultura visual, em situações formais e não formais de ensinoaprendizagemcom vistas à formação do leitor. O problema de pesquisa consiste em investigarquais as condições necessárias ao diálogo transestético (intercultural e multissemiótico), noâmbito do ensino de literatura, em escolas estaduais de Anápolis-GO, para uma educação quefavoreça a formação integral do jovem leitor na Cibercultura contemporânea. Objetiva, assim,compreender os princípios do ensino de literatura, em diálogo com artes e mídias, dentro de umaconcepção rizomática do conhecimento, para a formação do sujeito complexo, num contextomulticultural. Desta forma, a pesquisa se dedica a criar e avaliar estratégias para o ensinotransestético, a fim de favorecer experiências de transversalidade curricular na escola básica e ouso de tecnologias digitais que permitam a apreciação crítico-criativa da literatura e das artes, pormeio da interatividade e da produção colaborativa, em ambientes virtuais. A pesquisa apresentacomo embasamento teórico os conceitos de Cibercultura (Rüdiger, 2014), Paradigma daComplexidade (Morin, 2008), Sujeito pós-moderno e Identidades (Hall, 2002), Diversidade Culturale Multiletramento (Rojo, 2015), Ensino de Artes e Literatura (Jouve, 2012; Dalvi, 2013) e Ensinode Artes e Multiculturalismo (Barbosa, 2012; Amaral, 2008). Desenvolve-se no âmbito do projetoEnsino, Educação Estética e Processos de Letramento, cadastrado na Athena/PrP-UEG, e do Grupode Pesquisa ARGUS – Estudos de Cultura, Linguagem e Comportamento (CNPq).

Referência(s)